terça-feira, 11 de setembro de 2012

importancia do hipertexto


Trabalhando com Hipertexto

Baseado nas leituras e navegação realizada com o material sobre hipertexto, compreende-se que o mesmo é uma forma não linear de apresentar a informação textual, ou seja, uma espécie de texto em paralelo que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Esse tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código, que depende exclusivamente do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem em grupos de unidades que podem circular por todo o mundo. É o caso da internet, que utiliza a linguagem facilitando o aprendizado, interligando os fatos com a realidade do aluno.
Ao trabalhar com essa ferramenta obtive a sensação de descoberta e busca de inovações colaborando com a melhoria das praticas diárias educacionais e assim proporcionando a igualdade intelectual entre os mesmos.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em forma de bloco de textos, palavras, imagens, sons e gráficos. Essa ferramenta na educação pode ser trabalhada de forma interdisciplinar proporcionando ao aluno a pesquisa e a produção textual. O nosso aluno ao trabalhar essa ferramenta pode descobrir informações, ele mesmo formando o seu processo de busca e construção do conhecimento. Ao trabalhar com links percebi que os mesmos são como um dicionário, que facilita a compreensão do texto.
Segundo o site wikipédia etimologicamente a palavra hipertexto significa: “prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re) construção coletiva.”

Nenhum comentário: